quarta-feira, 29 de agosto de 2012

COLUNA DESENHO DA PALAVRA

Vamos pegar um cineminha?

Ir ao cinema sempre foi uma opção de lazer para os santamerienses.
Das matinês do  Cine Imperial às salas dos shoppings a cidade alternou períodos de luz e escuridão. Entre dramas e aventuras nossa cidade  tem uma ligação já quase centenária com  Cine-Teatros e salas de exibição.
As primeiras exibições ocorreram no Teatro Treze de Maio (Recreio Ideal), e  metade inicial do século XX foi de bastante ação. Santa Maria chegou a contar com quatro cinemas (Imperial, Coliseu, Odeon e Independência)  e outros locais de exibição  como o Cine Ipiranga e o Cinema ao Ar Livre (entre 1925 e 1929, na Av. Rio Branco, atual Ed. Pirajú). A partir da década de 1980 passaram-se  alguns anos de terror com baixas de público e prédios deteriorados. E nos anos seguintes os santamarienses  vivenciaram algumas comédias e viram findar o romance com a sétima arte.
No local onde funcionou o antigo Imperial (1935-1983 com 1300 lugares) hoje temos a Eny Infanto.  O Coliseu (1911- 1940, com 1800 lugares) deu espaço ao Cine Glória e Glorinha (desde de a década de 1950 até 1997) vindo a sediar, no presente, uma Igreja  Universal do Reino de Deus. O Cine independência (1922-1995; contava com 1350 lugares e chegou a oferecer uma média de 900 sessões por ano) após muitas negociaçoes e espera foi ocupado pelo Shopping Popular, abrigando os antigos camelôs da Av. Rio Branco agora revitalizada.
Os anos 2000 troxeram certa animação com a chegada das salas dos shopping centers e a volta das sessões . Hoje a cidade conta com quatro salas de exibição em funcionamento, sendo uma delas digna de ficção cientifica exibindo em 3D, no Royal Plaza Shopping responsáveis por manter uma programação atualizada de filmes na cidade. Outras quatro salas,  duas no Monet e duas Santa Maria Shopping encontram-se fechadas, sendo as duas últimas para reformas.
Cinema é um produto cultural de consumo, mas também pode constituir uma experência crítica na qual articulamos diferentes tempos e espaços através da imagem em movimento.
Cinema é arte, indústria, memória, imagem além da imgem.
E na maioria das vezes, cinema é pura diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário